terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha

A visita de estudo aos mosteiros

No dia 20 de Janeiro, a minha turma do 4º A e a turma do 4º B, do Avenal, fomos a uma visita de estudo aos mosteiros da Batalha e de Alcobaça. Fomos acompanhados pelas nossas professoras e por dois professores de apoio.
Nesta visita fomos primeiro ao Mosteiro da Batalha, almoçámos em Aljubarrota e por fim, fomos ao Mosteiro de Alcobaça.
O Mosteiro de Alcobaça é maior que o da Batalha e também um dos maiores do mundo.
Aprendi que o mosteiro da Batalha foi mandado construir por D. João I para celebrar a vitória de Portugal sobre os castelhanos. A igreja do Mosteiro da Batalha, do chão ao tecto mede cerca de 32 metros, que naquele tempo, escreviam as datas, os nomes… em latim. Os túmulos dos Mosteiros são enormes, pois faziam grandes homenagens aos reis e seus familiares. Este mosteiro recebeu o túmulo de D. João I, D. Filipa de Lencastre, de D. Duarte, D. Afonso IV e muitos mais…
O mosteiro de Alcobaça, construído pela Ordem de Cister, no séc, XII, é um monumento gótico e recebeu os túmulos do rei, D. Pedro I e de D. Inês, que só foi aclamada rainha por D. Pedro I depois de já ter morrido.
No Mosteiro de Alcobaça o que mais gostei foi a cozinha, que tem uma linda chaminé com 18 metros de altura tem água canalizada, pois o rio Alcôa foi desviado do seu leito para passar dentro da cozinha.
Gostei muito de visitar estes monumentos que falam da nossa História.
Maria Santos-4º A
Visita de estudo organizada pelas professoras Isabel Sousa e Glória Fialho
EB do Avenal - 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá. Deixa aqui o teu comentário.